Pela primeira vez em quatro anos, o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) cortou os juros em 50 pontos-base (pb) nesta quarta-feira, 18, por 11 votos a 1. Com o movimento, a taxa de referência saiu da faixa de 5,25% a 5,50% para a faixa de 4,75% a 5%.
Em comunicado, o Fed atribuiu o corte ao progresso na inflação, ao equilíbrio dos riscos e à atividade econômica, que “continua a se expandir em um ritmo sólido”. Também citou que os ganhos de emprego diminuíram e, apesar da taxa de desemprego subir, permanece baixa. “O comitê ganhou maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%, e julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente equilibrados.”
Entretanto, disse que a perspectiva econômica ainda é incerta, e o comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo. Caso julgue necessário, afirmou estar preparado para ajustar a postura da política monetária se surgirem riscos. (foto/reprodução internet)