*Rubens Lessa
A renovação de parte da frota de ônibus metropolitano da RMBH, anunciada no início de setembro é, sem dúvida, um marco histórico no transporte público da nossa capital e municípios vizinhos. E como é bom poder dizer isso. O Sintram, em parceria com o Governo de Minas, consolidou um projeto que vai além da simples substituição de veículos; trata-se de um esforço conjunto que envolve tecnologia, sustentabilidade e, sobretudo, compromisso com a qualidade de vida dos passageiros.
Desde o início das negociações, há alguns anos, o Sintram tem trabalhado arduamente para apresentar uma solução viável ao Governo do Estado e aos órgãos reguladores. Estudos aprofundados realizados pelo nosso comitê técnico mostraram que a pandemia de COVID-19 trouxe impactos severos ao setor, limitando a capacidade de investimentos. Porém, esse obstáculo apenas reforçou nossa determinação em encontrar alternativas para renovar parte da frota de ônibus. Nosso objetivo sempre foi um só: melhorar as condições de transporte para a população. A resposta veio com o acordo que, agora, se concretiza.
Com o enorme apoio do Governo de Minas, Ministério Público, Tribunal de Contas e outras entidades parceiras, viabilizamos recursos para a compra de mais de 600 novos veículos, que começarão a ser entregues ainda em 2024. Além deles, outros 250 serão adquiridos pelas empresas de transporte, totalizando pouco mais de 35% de substituição de frota. Esse esforço conjunto reflete a preocupação de todos os envolvidos em garantir que o transporte público continue sendo um serviço essencial, acessível e de qualidade.
E por falar em qualidade, essa renovação da frota prioriza justamente isso. Os novos ônibus são equipados, por exemplo, com motores Euro 6, tecnologia de ponta que emite 75% menos poluentes do que os veículos anteriores, contribuindo diretamente para a sustentabilidade ambiental e a melhora da qualidade do ar. Além disso, a modernização trará maior conforto aos passageiros, com veículos mais eficientes e menos propensos a falhas mecânicas, proporcionando uma experiência de viagem mais segura e agradável.
Para quem ainda não sabe, o processo de substituição será faseado, garantindo que a transição seja feita de maneira organizada e sem qualquer tipo de interrupção no serviço. Os primeiros veículos estarão em operação ainda este ano, e a previsão é de que até o primeiro semestre de 2025 todos estejam integrados ao sistema. Isso reduzirá a idade média da frota de maneira significativa, um verdadeiro salto de modernização.
Rubens Lessa é presidente do Sintran