Inaugurada nesta terça-feira, a primeira unidade de fabricação em volume do mundo para a produção de ânodo de nióbio por meio da tecnologia XNO, que é utilizada em baterias de íon de lítio com carregamento ultrarrápido. A nova planta, em Araxá, foi desenvolvida pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder global na produção e comercialização de produtos industrializados de nióbio, em parceria com a Echion Technologies, empresa britânica reconhecida por inovações no segmento de baterias.
Para o governador em exercício, Mateus Simões(foto/reprodução internet), a inauguração da nova planta da CBMM é uma etapa importante do desenvolvimento produtivo do nióbio, que vai permitir a produção em escala industrial do fornecimento de óxidos para baterias.
Ele também comentou sobre a proposta de redução da jornada de trabalho. Mateus Simões entende que “ao invés de enrijecer a legislação trabalhista, precisávamos partir para um país que admitisse jornada por hora, como o mundo inteiro admite e aqui infelizmente não é admitido. A ideia de enrijecer ainda mais o sistema, como se fosse proteger o empregado, vai gerar desemprego ao longo do tempo”.