* Até esta segunda-feira, o governo brasileiro não tinha recebido convite oficial para participar da posse do presidente eleito da Venezuela, Nicolas Maduro (foto/reprodução internet), marcada para a próxima sexta-feira (10). Segundo o Itamaraty, caso o convite chegue, o presidente Lula deverá reconhecer a vitória de Maduro e designar a diplomata brasileira em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, para representar o país. As relações entre o Brasil e a Venezuela ficaram estremecidas após o governo brasileiro alegar que só reconheceria a eleição de Maduro, após a divulgação de atas oficiais, que até hoje não foram publicadas.
* As lideranças do Congresso articulam nos bastidores derrubar vetos do presidente Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Congresso em dezembro de 2024, assim que o Legislativo retomar os trabalhos após o recesso. Entre os vetos visados, estaria o que impede o crescimento do fundo partidário e a ideia é que as votações sejam realizadas em bloco, para não “deixar digitais”.
*O Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama”, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, não deixará milionária a atriz Fernanda Torres. Além de não oferecer uma premiação em dinheiro, o troféu é feito de mármore e zinco e é banhado a ouro de 24 quilates. Seu valor é estimado em US$ 800, cerca de R$ 4,5 mil. Em compensação o Globo de Ouro é isento de tributos. A Lei no. 11.488, de 2007, isenta de tributos no país ”medalhas e objetos comemorativos”, recebidos em eventos culturais , científicos e esportivos realizados no exterior.