*Após ser criticado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que disse ser “lamentável” sua candidatura à presidência do Senado, o senador Marcos Pontes (foto/reprodução internet), PL-SP, e ex-astronauta respondeu, dizendo que mantém a “candidatura firme” à presidência do Senado Federal, que acontece no dia 1º de fevereiro. Sem citar o nome de Bolsonaro, Pontes afirmou em vídeo publicado nesta terça-feira, que “pessoas arrogantes acham que já sabem de tudo, que são melhores que os outros, desprezam opiniões e ignoram sentimentos”. O ex-presidente apoia a candidatura de Davi Alcolumbre (União-PI), tido como favorito na disputa.
*Repercute a análise de imagens feita pelo Metrópoles que indica que o vídeo do encontro entre Pablo Marçal (PRTB) e Donald Trump teria sido gravado no dia 4 de janeiro de 2025, ou seja, 16 dias antes da posse do novo presidente dos Estados Unidos. Marçal divulgou o vídeo um dia depois da posse de Trump, mas não disse em que dia foi feito. Agora, na comparação de vídeos feitas pelo portal de notícias, tudo indica que a gravação foi feita em “Mar-a-Lago“, resort do qual Trump é dono no estado americano da Flórida, e onde aconteceu o evento que reuniu apoiadores do então futuro presidente dos Estados Unidos. .
*Os golpes por Pix no Brasil devem atingir R$ 11 bilhões em 2028, segundo projeção da ACI Worldwide, empresa especializada em serviços de tecnologia com meios de pagamentos. Segundo o estudo divulgado nesta terça-feira, 21, as perdas financeiras por golpes em formas de pagamento em tempo real – tais como o Pix – representam 63% de todas as perdas por fraude via aplicativos em todo o mundo. Em 2028, elas devem representar 80% do total. Segundo ainda o relatório intitulado “2024 Scamscope – The Battle for Trust” (“Escopo de fraude 2024 – A Batalha pela Confiança”, em tradução livre), os Estados Unidos devem liderar o ranking com R$ 12,46 bilhões em golpes por meios de pagamento instantâneos.