Blog do PCO

Semipresidencialismo entra na pauta da Câmara Federal

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
MOBILIDADE II
lafayette andrada prb foto douglas gomes 02 05 19

Um assunto que parecia esquecido desde o fim do governo de Michel Temer, volta a ser discutido no Congresso Nacional: a adoção do semipresidencialismo no Brasil. Proposta nesse sentido foi protocolada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, pelos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e Lafayette Andrada (foto/reprodução internet), Republicanos-MG, e recebeu o apoio de 181 parlamentares.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi impulsionada pelo apoio do presidente eleito da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No seu discurso de vitória, Hugo fez acenos de simpatia ao semipresidencialismo. Para ser oficialmente apresentada na Casa, a PEC precisava de ao menos 171 assinaturas. O texto, no entanto, não teve apoio de deputados do PT. O deputado Orlando Silva (PC do B-SP) foi o único a apoiar o texto que integra a federação governista formada por PC do B, PV e PT.

No modelo semipresidencialista, há uma divisão de poderes. O presidente da República atua como “chefe de Estado” e divide o poder com um primeiro-ministro, que seria um “chefe de governo” e seria escolhido pelo Congresso Nacional. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.