Blog do PCO

Abrasel avalia que redução de impostos sobre importação de alimentos terá pouco impacto no setor

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
PEF 0009 25E PBH BALANCO GIF ENSINO INTEGRAL 728x90

A decisão do governo federal de zerar impostos sobre a importação de alguns alimentos terá efeito limitado para bares e restaurantes, segundo a Abrasel. A entidade ressalta que o setor representa 33% do gasto dos brasileiros com alimentação, mas não foi consultado antes da medida.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci (foto/reprodução internet), a isenção não deve impactar significativamente preços e custos, pois os produtos beneficiados já possuem valores internos próximos aos do mercado externo. Além disso, o processo de importação é demorado, tornando os efeitos da medida incertos no curto prazo.

A Abrasel defende que a desoneração do primeiro salário-mínimo seria uma solução mais eficaz e imediata, reduzindo custos e favorecendo a manutenção dos preços. Segundo estimativa da FGV, a medida custaria menos de R$ 900 milhões por ano, com potencial de compensação pelo aumento da formalização e arrecadação.

Apesar da inflação geral de janeiro ter sido a menor desde o Plano Real (0,16%), os custos do setor seguem pressionados: a inflação da alimentação fora do lar acumula alta de 6,74% em 12 meses, refletindo a dificuldade dos estabelecimentos em repassar reajustes ao consumidor.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.