Blog do PCO

IA e o fim do homem-publicidade

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Elon Musk

Desde o lançamento do ChatGPT, em 2022, iniciou-se uma corrida bilionária em torno da inteligência artificial. As cinco grandes hiper-escaladoras ocidentais — Amazon, Microsoft, Google, Meta e Oracle — já investiram US$ 477 bilhões em infraestrutura de IA, valor que deve ultrapassar US$ 1,15 trilhão até 2027. A esse movimento somam-se gigantes como OpenAI e xAI, de Elon Musk (foto/reprodução internet). A revolução, antes teórica, avança sobre o mercado de trabalho e, agora, mira o setor publicitário. Segundo o Goldman Sachs, a publicidade digital, já profundamente moldada por algoritmos, será uma das próximas vítimas da automação. Ferramentas baseadas em IA já dominam o planejamento, criação, compra de mídia e personalização de conteúdo. A mensagem é clara: os investimentos das Big Techs não visam apenas eficiência, mas a reinvenção de setores inteiros. E a publicidade, outrora símbolo de criatividade humana, começa a ser redesenhada por máquinas.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.