Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Tarcisio de Freitas

*Causou estranheza na cúpula do Itamaraty a reunião do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (foto/reprodução internet), Republicanos-SP, com o encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para tratar do “tarifaço” do presidente Donald Trump imposto ao Brasil. Segundo diplomatas brasileiros, o encontro de Tarcísio de Freitas com Escobar não teria peso político diplomático algum já que o encarregado de negócios foi nomeado pelo ex-presidente dos EUA Joe Biden e ele está no cargo desde janeiro de 2025. Atualmente, ele é o representante oficial da embaixada no país, enquanto um embaixador não é formalmente designado pelo presidente Trump. A ex- embaixadora, Elizabeth Bagley, deixou o cargo, às vésperas da posse de Donald Trump.

*Um encontro da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) esta semana com o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) alimentou suspeitas de que a senadora, que ganhou notoriedade durante a campanha presidencial de 2022, estaria prestes a deixar a legenda. O movimento da senadora acontece num momento em que o Podemos enfrenta problemas internos e perda de protagonismo no Congresso. Soraya ainda não teria batido martelo sobre sua filiação ao PSDB e vai conversar com outros partidos do chamado “centro reformista”. 

*O presidente Lula (PT) escolheu a advogada Estela Aranha e o ministro Floriano de Azevedo Marques para as duas vagas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estela é ex-secretária do Ministério da Justiça e chega ao TSE com fortes apoios políticos como dos ministros Flávio Dino, seu ex-chefe no Supremo Tribunal Federal (TSE) e Cármen Lúcia, atual presidente do TSE, da ministra de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann e do novo presidente do PT, Edinho Silva. Já o ministro Floriano de Azevedo Marques, que foi reconduzido ao cargo, é próximo do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.