*Por mais que o governador Tarcísio de Freitas (foto/reprodução internet), Republicanos –SP, tente explicar a sua ausência na posse do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo assim continua sendo muito criticado por membros do Supremo e até por governadores de direita. Principalmente, pelo fato de que, na mesma hora da posse de Fachin, Tarcísio estava visitando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua residência em Brasília. Alega o governador que foi a própria Corte que autorizou sua visita a Bolsonaro, justamente no dia da posse de Fachin e que, caso o ministro Alexandre de Moraes, tivesse determinado outra data, ele teria comparecido à posse. Não colou.
*O Forum de Lisboa, organizado por entidades como o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituto que tem entre os fundadores o ministro do Supremo Gilmar Mendes, apelidado de l “Gilmarpalooza”, será levado para Buenos Aires, Argentina. A primeira edição do evento na capital argentina acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro deste ano. Segundo o ministro Gilmar Mendes, a expansão para Buenos Aires busca suprir a falta de intercâmbio entre países da América do Sul, ampliando assim o alcance do fórum que já acontece anualmente em Lisboa.
*Pesquisa realizada pela PoderData aponta que 36% dos brasileiros apostaram em “bets” em setembro. Um avanço de 12 pontos percentuais em um ano, segundo a pesquisa realizada de 27 a 29 de setembro, com 2.500 entrevistas e margem de erro de 2 pontos. A projeção indica 56,1 milhões de apostadores no país. A taxa é maior entre homens (43%), jovens de 16 a 24 anos (43%), pessoas com ensino fundamental (42%) e famílias com renda de até 2 salários-mínimos (41%). O levantamento também registrou aumento dos que afirmam ter se endividado por causa das apostas on-line: de 16% em outubro de 2024 para 35% em setembro de 2025.