Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Super Banner Topo   728x90
Ana Toni

*A ONU reclamou das manifestações próximas ao local das reuniões da COP30, mas para o governo brasileiro, essa situação parece não incomodar. A diretora-executiva da COP30, Ana Toni (foto/reprodução internet), classificou como “legítimas” as manifestações indígenas que bloquearam nesta sexta-feira a entrada principal da conferência em Belém. Para ela, os protestos são pacíficos e permite que outras vozes estejam no centro das discussões da Conferência do Clima.

*Os gastos do governo brasileiro viraram mais um motivo de polêmica entre aliados do presidente Lula e a oposição. O governo brasileiro gastou cerca de R$ 345 mil para trazer ao país a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. Ela foi trazida ao Brasil pela Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 16 de abril deste ano, após ser condenada por lavagem de dinheiro em um processo que envolvia o governo da Venezuela e a construtora Novonor (antiga Odebrecht).

*Movimentos sociais, coletivos populares, organizações de todas as regiões do país e do mundo reuniram 70 mil pessoas neste sábado, em Belém, no Pará, na Marcha Mundial pelo Clima. A mobilização ocorreu em paralelo às atividades da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e integra a programação da Cúpula dos Povos e da COP das Baixadas. Ao final da marcha, foi lançada uma carta com reivindicações, como a demarcação de territórios tradicionais, financiamento para uma transição justa rumo a uma economia de baixo carbono.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.