*O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (foto/reprodução internet), PSD-BA, aventou, nesta quarta-feira (26), com a possibilidade de a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), ser adiada. Isto porque, apesar da nomeação de Messias ter sido publicada no Diário Oficial da União, o Planalto ainda não tinha enviado a mensagem oficial da indicação ao Congresso Nacional. Segundo o presidente da CCJ, caso a mensagem demore, a sabatina poderia ficar para o próximo ano, em 2026. Na última terça-feira (25) ao anunciar o cronograma definido com Alcolumbre, Otto chegou a anunciar a designação do líder do PDT, Weverton Rocha (MA), como o relator da mensagem presidencial.
*O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que a crise entre o governo do presidente Lula e a cúpula do Congresso é um “estremecimento momentâneo” e negou que seja um rompimento. Para ele, “essas coisas acontecem. Se você recuperar o passado recente, desde o começo do governo, às vezes dá um estremecimento momentâneo em virtude de alguma disputa, alguma expectativa frustrada. O que é natural. Mas eu tenho confiança de que isso passa”.
*A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou para a próxima terça-feira (2), a votação do Projeto de Lei que aumenta a taxação de bets e de fintechs. O adiamento veio após senadores pedirem mais tempo para analisarem as mudanças feitas pelo relator Eduardo Braga (MDB-AM) em complementação de voto apresentada nesta quarta-feira (26). Braga ampliou o texto original de Renan Calheiros (MDB-AL) e incluiu um escalonamento para as taxações de bets e de fintechs. Também adicionou trechos sobre os Juros sobre Capital Próprio (JCP), lucros e dividendos, além de regras para coibir as bets ilegais. Alguns dos pontos foram incluídos a pedido do Ministério da Fazenda e do Banco Central.












