Blog do PCO

JOGO ABERTO

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
super banner topo 728x90 1
Augusto Ferreira Lima

*Um empresário baiano vem causando desconforto no núcleo político do Planalto e, em especial, dentro do PT baiano. Trata-se de Augusto Ferreira Lima (foto: Paulo Mocofaya/Agência ALBA), conhecido como Guga Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, do Banco Master. Segundo pessoas próximas, Guga Lima deixou o Master em 2024, depois de descobrir por meio de terceiros, operações realizadas por Vorcaro. Com depoimento marcado para o final de janeiro, Lima teria descartado qualquer possibilidade de fazer uma delação premiada e se considera alvo de uma operação injusta. Hoje, à frente do Banco Pleno, que administra o CrediCesta, um cartão de crédito consignado voltado a servidores públicos e cujo sucesso, segundo seus aliados, vem despertando incômodo em setores tradicionais do sistema financeiro. Hoje, Guga Lima é visto como o único que teria condições de conectar o caso Master com o núcleo político do governo. 

*Em entrevista concedida nesta quarta-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que deixará a pasta ainda em janeiro, mas que antes ainda vai conversar com o presidente Lula. Haddad também declarou que quem for escolhido para lhe substituir deve assumir já o órgão para trabalhar o ano inteiro, tratando do Orçamento e do fiscal. O ministro, porém, não confirmou que o seu sucessor será o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, braço direito de Haddad na construção do arcabouço fiscal e na aprovação da reforma tributária, como vinha circulando até então. 

*Atendendo a requerimento do deputado Ruy Falcão (PT-SP), dados encaminhados pelo às à Câmara dos Deputados mostram um crescimento de 770% no número de brasileiros deportados dos Estados Unidos entre os anos de 2021 e 2025, na volta de Donald Trump à Casa Branca. Em 2021, foram apenas 320 deportados em voos coletivos. No ano passado, esse número chegou a 2.785. Segundo dados informados pelo Itamaraty, mesmo durante o mandato do democrata Joe Biden, houve um crescimento expressivo no número de brasileiros deportados. Em 2022, foram 1.560 brasileiros deportados. No ano seguinte, 2023, o ministério aponta 1.471 deportações em voos coletivos. Já em 2024, a pasta registra 1.640 brasileiros que retornaram dos EUA em deportações.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.