*A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) desmentiu o ministro da Justiça e Segurança, Wellington César Lima e Silva (foto: Valter Campanato/Agência Brasil), e informou que o caso do Banco Master não foi tratado em uma reunião nesta quinta-feira convocada pelo presidente Lula com representantes do Supremo Tribunal Federal, Procuradoria-Geral da República, Polícia Federal e Banco Central. A informação da Secom foi a de que a reunião foi para discutir o combate ao crime organizado.
*O presidente Lula nomeou o jornalista David Butter como novo diretor da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A nomeação saiu publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira. Ele substituirá Bráulio Ribeiro, que retorna à Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia (DOET) da EBC. Sócio e fundador de uma produtora de audiovisual, Butter atuou na TV Giobo e na GloboNEWS, como editor de texto, produtor , editor-chefe e executivo. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria conto com o livro A Bomba e Outros Contos de Futebol.
*Nos últimos anos, enquanto os mais jovens têm optado cada vez mais pela união informal, o casamento tradicional no civil e religioso cresceu entre os mais velhos em São Paulo. É o que aponta levantamento da Fundação Seade, baseado nos dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022. Segundo os dados, as novas gerações vem optando majoritariamente por uniões consensuais, sem formalização oficial, com um avanço de mais de 18% entre 2010 e 2022. Os números revelam que hoje há uma mudança silenciosa, porém estrutural, nos padrões de relacionamento e que na última década houve uma redução de casamentos celebrados simultaneamente no civil e no religioso. Em contrapartida, cresceu o número de uniões formalizadas apenas no civil e, principalmente, das uniões consensuais.











