Blog do PCO

Geraldo Alckmin abre Conexão Empresarial contando casos e reclamando dos juros altos

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
super banner topo 728x90 1
7033   Geraldo Alckimin

Um Geraldo Alckmin (foto: Tião Mourão) descontraído e contador de histórias surpreendeu empresários, autoridades e políticos que participaram do primeiro Conexão Empresarial de 2026, na noite desta segunda-feira, 9 de fevereiro. No jantar-palestra promovido pela VB Comunicação – revista Viver Brasil, Blog do PCO e jornal O Tempo, Alckmin só escorregou das perguntas sobre política, mas afirmou que em São Paulo, são muitos os nomes bons que estão colocados, como o de Fernando Haddad, Márcio França (que foi seu vice, no governo de São Paulo), Simone Tebet e até Alexandre Padilha. Sobre a eleição em Minas, arrancou aplausos quando citou o nome do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. Quanto ao seu futuro político, o momento, segundo ele, é de aguardar.

Na sua palestra, Alckmin reclamou das altas taxas de juros, que para ele não se justificam mais estar no patamar elevado em que se encontram, com a inflação em 4,2% e lembrou que o dólar sofreu uma forte queda nos últimos dias, passando de US$ 6,30 para US$ 5,18. Alckmin também demonstrou preocupação com o processo de desindustrialização do país , que se deu de forma muito rápida: “A indústria envelheceu de forma precoce e severa e temos de suar a camisa para recuperar a indústria nacional”.

O vice-presidente e ministro de Indústria, Comércio e Serviços também respondeu à reclamação dos produtores de leite, que cobram do governo uma solução para a entrada de produtos vindo da Argentina e de outros países com preços que não cobrem nem os custos da produção. Alckmin disse que o governo já conseguiu reduzir o valor dos produtos que chegam ao país, mas que o governo está usando o antidumping, que são medidas de defesa comercial para neutralizar os efeitos dos valores que prejudicam os produtores brasileiros. A mesma situação se aplica ao setor siderúrgico, que reclama da concorrência desleal da China.

Alckmin lembrou aos empresários sobre o tarifaço imposto aos produtos brasileiros e da viagem que o presidente Lula fará, em março, aos Estados Unidos, para negociar a retirada de mais produtos da lista. No início eram 37% dos produtos exportados. Dentre os itens retirados estão frutas e até o café. Mas ainda faltam 22%, se que entrarão na pauta da conversa de Lula com Donald Trump.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.