A escolha da senadora pernambucana Teresa Leitão (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado) para a liderança do governo no Senado reflete a aposta do presidente Lula em um perfil de forte identificação com a base histórica do partido. Professora, ex-dirigente sindical e integrante da equipe de transição do atual governo, Teresa chegou ao Senado em 2023 após trajetória consolidada na política regional, ganhando espaço no Congresso pela atuação alinhada ao Planalto. Neste ano, tornou-se a segunda mulher a liderar a bancada do PT na Casa e agora assume o posto ocupado por Jaques Wagner. A parlamentar é tida como uma liderança agregadora, com bom trânsito entre diferentes correntes petistas e capacidade de articulação em pautas prioritárias do governo. Sua escolha também carrega simbolismo político ao ampliar a presença feminina em posições estratégicas de comando no Congresso. Sem disputar as eleições deste ano, Teresa terá dedicação integral à missão de conduzir as negociações do Executivo no Senado.










