Por: Rubens Lessa
Desde 2008, após o processo licitatório, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vêm cumprindo sua parte na implantação da infraestrutura dos sistemas tronco alimentadores. E, mais recentemente, com o lançamento do BRT Move, não mede esforços para oferecer mais conforto aos usuários. Temos a consciência de que, para a consolidação do transporte coletivo de qualidade no entorno da capital, é necessário investimento em infraestrutura, construção de corredores exclusivos para ônibus, estações pré-pagas e mais segurança.
O sistema gerenciado pela Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas é composto por 37 empresas e 30 grupos econômicos. Neste cenário, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) tem a função de congregar interesses individuais e coletivos dos empresários do setor e representá-los junto à classe trabalhadora, demais instituições e comunidade. Atento a essa missão, tem participado de seminários e congressos, fazendo visitas técnicas pelo mundo para garantir o que há de novo. Exemplo, nesse sentido, é o BRT Move, que está sendo implantado na RMBH desde o início do ano passado, com aprovação dos usuários, como resultado de um trabalho do Sintram em parceria com o governo do estado.
Vale lembrar que a RMBH está entre as de maior expressão no país, como as de São Paulo e Porto Alegre, que têm grande volume de transporte. Portanto estamos entre os melhores. Nosso maior problema, comum a todo o país, é o do gargalo da mobilidade, dificultado pela quantidade de veículos nas ruas. Por isso, são implantados os corredores para o BRT Move, com a proposta de garantir mais qualidade ao usuário. Vários projetos já estão em andamento, como a continuidade do BRT Move no Vetor Norte da RMBH, até Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e Santa Luzia. A expectativa é terminar os corredores e consolidar os terminais que estão em obras, além de iniciar o corredor da avenida Amazonas, chegando até Ibirité, Sarzedo, Betim e Contagem, programação já apresentada à BHTrans e à Setop.
Para as obras no Vetor Norte, que vem sendo impulsionado nos últimos anos, com consequente afluxo de empresas e de trabalhadores para a região, já foram aprovados no PAC Mobilidade recursos oriundos do Ministério das Cidades. O foco de todo o esforço entre empresários, prefeituras e estado é incrementar o BRT Move. Para isso, é necessário dar continuidade aos corredores exclusivos de ônibus. A conclusão dessas obras vai melhorar muito o transporte na região metropolitana. No Vetor Oeste, mesmo com o projeto previsto para a avenida Amazonas, incluindo a chegada do benefício até municípios como Ibirité, Sarzedo, Betim e Contagem, este último município está discutindo ainda a implantação de um BRT interno. Mais um esforço na expectativa de garantir qualidade, tranquilidade e segurança aos usuários do transporte coletivo urbano no estado. Acreditamos que o constante investimento no sistema, principalmente em infraestrutura e em frota, fará com que o usuário priorize cada vez mais o transporte coletivo e colabore com a mobilidade urbana.
*Rubens Lessa Carvalho é presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram)