O presidente Lula (foto/reprodução internet) recebeu os líderes mundiais que vão participar da COP30 em Belém, no Pará, com um discurso na abertura da sessão plenária da Cúpula do Clima em Belém, nesta quinta-feira (6), em que afirma que “interesses egoístas e imediatos preponderam sobre o bem comum” quando se trata de preservação ambiental.
O tom da abertura do evento foi adiantado em um artigo no Jornal britânico The Guardian, onde cobra que eles assumam compromissos Concretos para enfrentar as questões climáticas. No texto, Lula ressalta que “as COPs não podem ser meras vitrines de boas ideias ou encontros anuais para negociadores. Devem ser momentos de contato com a realidade e de ação efetiva para enfrentar as mudanças climáticas”.
Para o petista, “em todas as conferências climáticas, ouvimos muitas promessas, mas vemos poucos compromissos reais. A era das declarações de boas intenções chegou ao fim: chegou a hora dos planos de ação. É por isso que hoje começamos a ‘COP da verdade’”.












