O estudo do IBGE divulgado nesta quinta-feira e que mostra que a população brasileira vai parar de crescer a partir de 2041, quando atingirá o recorde de 220.425.299 habitantes não chega a surpreender. Alguns estados já experimentam essa situação, como os de Alagoas e Rio Grande do Sul, do governador Eduardo Leite (foto/ reprodução internet), apresentam um crescimento mínimo e com início de queda já para 2027, seguidos do Rio de Janeiro, que em 2028 também verá sua população começar a cair.
Na região Sudeste, o processo será acelerado. Após o Rio de Janeiro, a população de São Paulo começa a cair em 2037 e a de Minas Gerais em 2039. Entre as explicações do IBGE estão a queda na taxa de natalidade e o processo migratório entre as unidades da federação será um fator importante para explicar esse recuo e a diferença entre as regiões.
Pela pesquisa a região Sudeste será a primeira a ver a população cair, seguida pelo Nordeste, depois Sudeste, Norte e Centro-Oeste. A estimativa do IBGE é a de que a partir de 2042, após o país atingir o pico populacional, a população começará a diminuir.