Para comemorar a conquista do Queijo Minas, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Sistema Faemg Senar lançou a websérie A Arte do Queijo Mineiro, que explora a história, cultura e singularidades do QMA. O público pode conferir um pouco do que será contado ao longo dos 10 capítulos.
O gerente de relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues, destaca o papel das políticas públicas e associações na superação de barreiras, como normas sanitárias. Ele relembra iniciativas marcantes, como a primeira viagem de produtores mineiros à França, que permitiu o intercâmbio de conhecimentos e valorizou o queijo mineiro no mercado internacional.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio de Salvo, entende como sendo “muito positivo que Minas tenha reconhecido a importância dessa tradição e trabalhado para preservá-la, garantindo que ela seja transmitida às futuras gerações. Assim como países desenvolvidos valorizam seus vinhos, queijos e charcutarias, precisamos dar o devido valor ao nosso patrimônio. No Brasil, muitas vezes, a história e as tradições são pouco cultivadas. Essa conquista reforça a relevância cultural e econômica do queijo artesanal e nos convida a valorizar ainda mais este importante alimento derivado do leite”.