A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), presidida por Rafael Vitalen (foto/reprodução internet), estima que a empresa que ganhar a concessão do lote rodoviário BR-116/251/MG terá que investir mais de R$ 12 bilhões nas estradas ao longo de 30 anos de contrato. A expectativa é a de realizar o leilão em 2026, embora o cronograma ainda possa ser alterado.
Estão incluídos na proposta o trecho da BR-251, que vai de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, até a divisa com a Bahia, e a BR-116, no limite do estado baiano com a cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ao todo, são 734,9 quilômetros (km).
Entre as melhorias previstas, de acordo com informações da agência, estão: 240,9 km de faixas adicionais, 16,9 km de contornos, 29 paradas de ônibus, 36 passarelas, dois Pontos de Parada e Descanso (PPD), além da modernização das rodovias com sistemas avançados, como análise de tráfego, circuito fechado de TV e detecção automática de incidentes.
No Programa de Exploração da Rodovia (PER) está previsto também a duplicação de 178,5 km, sendo 154,3 km na BR-116 e 24,2 km na BR-251.