O desempenho da Black Friday 2023 foi o segundo pior registrado na série histórica no Brasil. Os dados das vendas divulgados no sábado, dia 25, mostraram os resultados decepcionantes das vendas neste ano. As projeções otimistas de associações e empresas de pesquisa, que não foram alcançadas, previam um aumento entre 4% e 17%. No entanto, no período de quinta-feira, 23, à 00h, até sexta-feira, 24, às 23h59, o comércio eletrônico registrou queda de 15,1%, ou seja, aproximadamente R$ 3,4 bilhões no volume de vendas. A comparação foi feita em relação a 2022 – ano em que a receita já havia diminuído dois dígitos. Os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, uma empresa de inteligência de dados, em colaboração com a ClearSale.
Xepa da Black Fryday
O comércio se prepara para esticar a Black Friday na esperança de aquecer as vendas para o Natal deste ano e superar uma sexta-feira frustrante. Ontem, lojistas ofereceram descontos de até 90% em produtos na Cyber Monday, conhecida como a “Xepa” da Black Friday. Ainda sem ter alcançado a mesma popularidade da sexta-feira de compras no Brasil, a segunda-feira cibernética — nome da data em tradução literal do inglês — já é importante no calendário comercial. O varejo considera o dia entre as estratégias para conquistar consumidores e impulsionar as vendas.