Blog do PCO

Codemig renova contrato com a CBMM para exploração de nióbio em Araxá

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Super Banner Topo   728x90

Garantida a exploração de nióbio em Araxá, no Alto Paranaíba por mais 30 anos pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Acordo nesse sentido foi assinado pelo governo de Minas e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), comandada por Luiza Barreto (foto/reprodução internet), que renovaram o convênio com a CBMM nesta quinta-feira (30). O acordo garante à estatal 25% do lucro líquido e pode ser prorrogado por mais 15 anos, até 2070 e para Luísa Barreto, garante “o recebimento de dividendos pelas próximas décadas, nos qualifica para a exploração efetiva de outros minerais, como terras raras, e melhora a governança da parceria. E, também soluciona questionamentos históricos sobre o contrato e valoriza o patrimônio dos mineiros”.

O contrato substitui o anterior, que venceria em 2032, mas com o avanço das negociações para a adesão do governo de Minas ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag) e para a possível federalização da Codemig, a renovação do contrato foi adiantada.

O novo acordo amplia a participação da subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) nos lucros da comercialização de outros materiais pela CBMM, incluindo terras raras, sem exigir investimentos adicionais.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.