O presidente do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo Souza e Silva (foto/Acervo pessoal), falou ontem, no Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação, que “este está sendo um ano desafiador e que apesar da estabilização da economia, após um início animador, as expectativas são boas em relação a Black Friday e o Natal, o comércio fechará o ano bem positivo. Talvez não como o esperado, mas positivo, e isso é bom, porque são as atividades que mais empregam no país”. As micro e pequenas empresas têm um papel importante na economia mineira, representando 35% do PIB do estado, e empregando mais de dois milhões de pessoas. Minas Gerais, segundo dados do Sebrae, possui pelo menos dois milhões de micro e pequenas empresas, que representam 11% desse tipo de empreendimento no país. Mesmo com os desafios que os empresários enfrentam, o presidente do Sebrae disse que trabalha na entidade com um orçamento de R$ 500 milhões e uma infinidade de projetos para ajudar a qualificar melhor os empreendedores mineiros. São projetos que garantem a credibilidade da entidade, que é considerada a sexta marca nacional com maior credibilidade.
Parceria produtiva
Alguns programas desenvolvidos em Minas Gerais deram tão certo que foram implantados também nacionalmente, como o programa de inovação para micro e pequenas empresas que, segundo Souza e Silva, foi adaptado para uma modelagem que atendesse a todo o país, a pedido do Sebrae nacional. O trabalho, em Belo Horizonte, se soma ao da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, que segundo Marcelo Souza e Silva, tem desenvolvido parcerias importantes, oferecendo suporte de capacitação das empresas, e entendendo as demandas de mercado e das mudanças no perfil da população. Outra questão que o preocupa diz respeito as mudanças que estão sendo discutidas na reforma tributária, porque o aumento da tributação significa menos consumo, que por sua vez gera menos impostos, menos empregos e uma série de outros prejuízos à economia. Para ele, a simplificação é uma necessidade, assim como a desburocratização, mas sem que isso signifique mais impostos para o contribuinte. Na CDL BH, Marcelo Souza e Silva trabalha com um orçamento de R$ 200 milhões, com uma parceria importante com o SPC Brasil, que possui o maior banco de dados da América Latina, e tem participado nas discussões importantes para a cidade. O Conexão Empresarial tem o patrocínio da AngloAmerican, Drogaria Araujo, Grupo bmg, CODEMGE, Fiat, Mater Dei, My Box, OOH Brasil, Supermercados BH, Urbana, USIMINAS e apoio do SetraBH.