A qualidade e competitividade dos produtos mineiros aumentam a competitividade do agronegócio mineiro e as exportações registraram aumento de 17,8% em 2024, atingindo US$ 14,17 bilhões até outubro. Houve um incremento de 10,9% no volume exportado. Os produtos mineiros conquistaram mercados em 169 países, consolidando o estado como referência no cenário global. A participação do agronegócio nas exportações totais de Minas atingiu 40,3%.
Os dados foram apresentados pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo(foto/reprodução internet), que entende que esse resultado é fruto da dedicação dos produtores rurais, que “mesmo diante de desafios, o setor demonstrou seu compromisso com a segurança alimentar mundial, consolidando Minas Gerais como referência em competitividade global e sustentabilidade no campo”.
O complexo cafeeiro liderou as exportações, representando 43,7% do total, seguido pelo complexo soja (22,1%), o setor sucroenergético (14,3%), as carnes (8,9%) — incluindo bovinos, aves, suínos e derivados — e produtos florestais, como celulose, madeira e papel (6,7%).