Blog do PCO

Inflação acima da meta

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Fernando Haddad

A atualização da projeção do IPCA para 2024 reflete uma preocupação crescente com a trajetória da inflação no Brasil, que tem se mostrado resistente e pressionada acima da meta estipulada pelo Banco Central. Com uma expectativa agora em 4,55%, o índice ultrapassa o teto da meta (4,5%), algo significativo considerando a consistência do aumento nas últimas semanas. O aumento recente no IPCA-15, que subiu para 0,54% em outubro frente aos 0,13% em setembro, sinaliza pressões inflacionárias que se intensificam.

Os impactos vêm de múltiplas fontes, incluindo fatores internos como preços administrados e sazonais, e a desvalorização cambial, que pode gerar um efeito em cadeia nos preços de bens e serviços. A projeção do dólar a R$ 5,45 também reforça essa pressão, pois a valorização do dólar tende a encarecer importações, elevando os custos de insumos e produtos finais, o que, por sua vez, impacta o IPCA.

A divergência de postura entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad(foto/reprodução internet), que mantém otimismo quanto ao cumprimento da meta, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos, preocupado com as consequências fiscais e cambiais, evidencia um cenário de incertezas. Esse quadro reforça a importância da política monetária e fiscal trabalharem em sinergia para conter a inflação, especialmente considerando o ambiente externo desafiador e a pressão cambial.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.