Marcelo do Carmo (foto), secretário de Turismo de Juiz de Fora, tem preparado uma estrutura para mostrar a cidade e suas potencialidades políticas. Mas avisa que Juiz de Fora continua uma série de desafios, a começar pela própria Secretaria de Turismo, que é nova. O time de 30 pessoas, que atua no órgão, vem trabalhando para avançar com o setor e desenvolver roteiros atrativos para apresentar aos que procuram a cidade. A declaração foi durante o Conexão Empresarial sobre turismo e entretenimento, promovido pela VB Comunicação. Atualmente, os eventos acontecem com 80% da capacidade e nesses locais, são cumpridas as orientações sanitárias, os problemas são os eventos clandestinos. Nesses nada é levado a sério. Marcelo do Carmo acredita que são justamente esses eventos e a informalização que estão atravancando o avanço do turismo na cidade. O setor hoteleiro, a exemplo do que acontece em Belo Horizonte, também está sofrendo. Por outro lado, Juiz de Fora tem como ponto forte a organização e formaturas e das provas de universidades, que fazem com que aumente a procura pela rede hoteleira e é com esses eventos que o setor tenta se manter. Para Marcelo, Minas Gerais tem todas as características para ser o destino mais procurado do Brasil, tem a gastronomia, caminhos turísticos e são recebidos com carinho e aconchego. Ele comenta que nunca se imaginou que a saúde iria determinar os caminhos a serem tomados pelo turismo. “Como dizia Guimarães Rosa, Minas são muitas”, e acrescenta que “a pandemia está aí, o coronavírus não vai embora, mas não podemos ficar em um eterno casulo, está na hora de nos encontrarmos e abraçarmos a nossa mineiridade”. O maior desafio, segundo ele, é o marketing do turismo, que demanda recursos. Esse não é um papel só do estado. É preciso uma rede forte, pensada a longo prazo da marca Minas Gerais, para outros estados e outros países. É preciso boas parcerias para trazer pessoas para ter experiência turística em Minas Gerais, com natureza e sustentabilidade. (Foto reprodução internet)