O mercado imobiliário voltado para classes econômicas mais baixas no Brasil está atravessando um período histórico de crescimento. Entre janeiro e julho deste ano, foram vendidas 139.800 unidades, marcando um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado e um impressionante crescimento de quase 165% desde 2015, quando a série começou a ser monitorada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em colaboração com a Fipe.
Os imóveis populares representaram 80% dos lançamentos no primeiro semestre de 2024 e corresponderam a 73,1% das vendas. Esse crescimento tem impulsionado a ascensão de grandes players no setor. As cinco maiores construtoras de baixa renda – MRV, Cury, Direcional, Tenda e Plano&Plano – foram responsáveis por 63% dos lançamentos, totalizando 52.000 unidades. A MRV, líder na América Latina e pioneira neste segmento, celebrou 45 anos de atuação e a entrega de 500.000 unidades, superando em 223% a média de entregas de seus concorrentes. Esse panorama reforça a vitalidade e o potencial do mercado imobiliário popular no Brasil. (foto/reprodução internet)