Blog do PCO

Minas e Portugal consolidam acordos para desenvolvimento tecnológico

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O governador Fernando Pimentel recebeu nessa quarta-feira, feriado de Finados, no Palácio da Liberdade, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e os ministros de Estado de Economia, Manuel Caldeira Cabral, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O encontro serviu para reforçar os laços de cooperação entre Minas Gerais e o país europeu nas áreas de ciência e tecnologia, mobilidade urbana e sustentabilidade.  O primeiro-ministro português António Costa destacou a importância de parcerias com o Governo de Minas Gerais e ressaltou o papel do estado nos setores de tecnologia e inovação. “Estamos em um estado dos mais pujantes do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, que quer ser a capital da inovação tecnológica do Brasil e o centro de desenvolvimento de startups no Brasil. Esse é, portanto, um novo ciclo que temos que ter com base nesse novo patamar de desenvolvimento econômico”, afirmou.

 

Projetos conjuntos

Antes do encontro, o Governo de Minas Gerais, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Axxiom Soluções Tecnológicas, juntamente com a Universidade do Minho e o Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA), de Portugal, assinaram um termo de cooperação para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, por meio de parcerias para o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial na área da mobilidade elétrica. O termo prevê uma série de acordos para desenvolvimento de projetos conjuntos relacionados ao desenvolvimento e industrialização de veículos elétricos de nova geração, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, intercâmbio de professores e pesquisadores e supervisão de teses desenvolvidas entre as duas universidades relacionadas ao tema. Além disso, a parceria também prevê o apoio a programas do Governo de Minas Gerais que envolvam estudantes estrangeiros, além de organização conjunta de conferências, workshops de caráter científico, tecnológico e empresarial, associados à mobilidade sustentável e industrialização de veículos elétricos de nova geração.  “Essa é uma política pública do Estado de Minas Gerais. O que estamos fazendo é muito mais que o sistema de mobilidade e o carro elétrico. É todo um ecossistema que nós estamos tentando desenvolver em torno disso, com a universidade, com outras empresas, que vão criar um ecossistema de desenvolvimento científico e tecnológico para a mobilidade elétrica”, explicou o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco.

 

Parceria que já começa a apresentar resultados

Essa é a segunda vez em pouco mais de um mês que o Estado recebe visita de autoridades portuguesas. No final de setembro, o governador Fernando Pimentel recebeu o secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, em cerimônia de assinatura de despacho governamental para implementação do projeto “Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono” em Minas Gerais. A proposta, inspirada em iniciativas do Centro de Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade (CEiiA), prevê a interligação, por meio de veículos elétricos, entre a Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Aeroporto Internacional de Confins, o Palácio da Liberdade e os prédios públicos do BDMG, Cemig, Fapemig, Codemig, na região central de Belo Horizonte.   “Há um mês foi lançado formalmente esse projeto que combina sistema inteligente com a circulação de veículos elétricos. A gente sabe que o grande desafio da mobilidade hoje está nas cidades e parte central dele está nesse deslocamento. Queremos fazer esses testes, inclusive com diferentes veículos (carros, motos e ônibus), não só pela visão que a gente tem do futuro, do desafio associado à tecnologia e dos novos desenvolvimentos de materiais, mas também, por uma nova visão de política pública. Nesse sentido, o Estado cria um ambiente e uma possibilidade de poder estabelecer políticas públicas que hoje não existem no Brasil”, afirmou a presidente da Axxiom Soluções Tecnológicas, Fabiana Santos.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.