O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, registrou uma alta de 0,44% em setembro, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (09). O número representa um aumento em relação ao mês anterior, agosto, quando a inflação no país registrou queda de -0,02%. No acumulado do ano, a inflação já soma 3,31% e, nos últimos 12 meses, alcançou 4,42%, superando a taxa de 4,24% registrada no ano passado.
Dos nove grupos de produtos e serviços analisados, dois se destacaram como os principais responsáveis pela alta de setembro: Habitação e Alimentação e Bebidas. O setor de habitação teve um aumento expressivo de 1,80%, contribuindo com 0,27 pontos percentuais para o índice geral. Já a alimentação e bebidas teve um impacto menor, mas ainda relevante, de 0,50%, somando 0,11 pontos percentuais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad(foto/reprodução internet), disse que a alta é temporária e causada por questões climáticas.