Em um ano desafiante, o CEO da BH Airport, Kleber Meira (foto), lembrou, durante a sua participação no Conexão Empresarial “Economia e agora?”, da queda de quase 70% no movimento dos aeroportos, devido a Covid-19. Foram vários meses de apreensão e depois a retomada lenta do setor aéreo. Mesmo durante esse período de tensão, os investimentos na melhoria do aeroporto continuaram, inclusive com abertura de lojas. O aumento da procura pelos voos veio junto com o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela BH Airport para melhorar o atendimento ao usuário. O resultado veio com o reconhecimento do Aeroporto Internacional Belo Horizonte como um dos melhores aeroportos do Brasil, e os vários prêmios que vem acumulando, a maioria por votação dos usuários entre eles, como o melhor aeroporto e o mais pontual. Além do terminal de passageiros, o Aeroporto Indústria é outro diferencial e vai entrar na fase dois, com a ampliação do espaço. Os projetos para tornar o Aeroporto Indústria ainda mais eficiente passam, inclusive, pela ampliação da rede ferroviária até o local. Kleber Meira disse que estão previstos investimentos na ampliação da pista e outras melhorias no aeroporto. Segundo ele, hoje, é possível voar do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para 48 destinos, sem interrupção. A capacidade instalada do aeroporto também permite um crescimento maior, além de ser o único que tem a certificação de aeroporto indústria. Kleber falou que “em Minas Gerais, temos o aeroporto com o maior número de voos para o Sudeste e para o Nordeste”. Kleber acredita que nos próximos meses, Minas Gerais também será polo de atração de empresas, e o aeroporto Internacional Belo Horizonte, segundo ele, estará preparado para isso. Mas antes de chegar a essa fase de ampliação e aumento das rotas de voos, houve uma tensão em relação ao aeroporto da Pampulha, devido à pressão de alguns setores para que ele operasse com voos regulares. A situação foi contornada com a vitória da CCR, grupo que opera o Aeroporto Internacional Belo Horizonte , no leilão do governo federal e passou a se responsabilizar também pelo aeroporto da Pampulha. Kleber Meira disse que o Rio de Janeiro está tendo um amplo debate sobre a licitação do Aeroporto Santos Dumont. Devido a uma falta de entrosamento entre as autoridades em relação a função de cada aeroporto, muitas linhas saíram do Galeão para o Santos Dumont. O Rio passou a ter dois aeroportos competindo no mesmo hub. O Rio, segundo ele, está tentando seguir o que foi feito em Minas em relação ao aeroporto da Pampulha. (Foto reprodução internet)