Blog do PCO

Pessimismo toma conta do setor produtivo

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Os empresários brasileiros nunca estiveram tão pessimistas em relação a economia brasileira. Esse mau humor foi detectado no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Confederação Nacional da Indústria, que registrou 37,2 pontos, o mais baixo desde que a pesquisa foi criada. A média histórica é de 55,9 pontos. Pelo índice apurado, valores abaixo de 50 representam pessimismo, ou seja, quanto mais baixo o índice, mais pessimistas estão os empresários. Para o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais- Fiemg, Olavo Machado Jr. (foto), não há como se ter otimismo em um país que não define o que quer fazer. “Nós temos um Legislativo que fica colocando dificuldades para o Executivo. Temos um Executivo que fica tentando barganhar com o Legislativo e com o Judiciário, e temos um Judiciário que não se entende. Não tem ninguém pensando no país”.

 

Sem ter para onde ir

Mesmo descontente com esse cenário, o empresário brasileiro não tem outra alternativa que não seja tentar mudar esse cenário, porque, segundo Olavo Machado, ele não tem para onde ir, não tem como transferir sua linha de produção para um país com mais estabilidade econômica. ”Não é que ele não pode. É que ele não tem para onde ir. As multinacionais também sabem que esse período será vencido e, com isso, não vão embora. Então, em vez de ficarmos reclamando, seria muito melhor se juntássemos todos e fôssemos trabalhar, produzir”.

 

Esquecer o passado e pensar no futuro

Para sair dessa fase, Olavo Machado entende que o país precisa pensar no futuro. “A grande realidade é que com pessimismo não vamos mudar nada. Temos que fazer o dever de casa. Nós continuamos a ser a sétima nação do mundo, embora com os índices muito ruins. Então, temos que seguir, buscar viabilizar um grande pacto entre o Executivo, Legislativo, empresários e toda a sociedade e passar a régua. Deixar o que ficou para trás e pensar no futuro, pois o passado só serve de experiência para irmos para frente”. A pesquisa da CNI sobre o índice de confiança do empresário foi publicada nesta sexta-feira.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.