Blog do PCO

Sustentabilidade dos gastos públicos preocupam

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Super Banner Topo   728x90
Roberto Campos Neto

Os dados do novo Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) preocupam os parlamentares.  A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado apontando dificuldades do governo federal na sustentabilidade dos gastos públicos mesmo com a melhora na previsão do crescimento do país. O documento foi publicado na quinta-feira (26).

A estimativa da IFI é que a dívida bruta do governo geral — que inclui todos os poderes da União, estados e municípios, sem considerar seus ativos e patrimônios — alcance valor que corresponde a 80% do produto interno bruto (PIB) ao fim deste ano e continue crescendo no curto prazo. O valor da dívida era de R$ 8,8 trilhões em julho, segundo o Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto(foto/reprodução internet).

Para a Presidência da República, a dívida terminará 2024 em 76,6% e não chegará a 80%, segundo projeção feita até 2034. É o que consta nos anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Desde 2014, a dívida bruta apresenta insistente crescimento. As informações são da Agência Senado.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.