O Contrato Operacional Específico (COE), que possibilita a ligação ferroviária entre os estados de Minas e Rio de Janeiro, já foi assinado com representantes do Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária VLI, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Amigos do Trem, e as prefeituras de Três Rios e Sapucaia. A previsão é que o trem seja inaugurado em junho do ano que vem. A partir de meados do ano que vem, passará a funcionar uma
Composição, com capacidade para transportar até 837 passageiros por viagem, em linha férrea que ligará Três Rios, Sapucaia e Chiador, em Minas Gerais. Outros cinco municípios mineiros deverão entrar no trajeto. O projeto original prevê a inclusão de mais cinco municípios mineiros, como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, chegando ao total de 160 quilômetros de trecho.
A ideia de ligar os dois estados por meio de trilhos surgiu em 2016, por Paulo Henrique do Nascimento(foto/reprodução internet), fundador da Amigos do Trem, que morreu em 2018. No mesmo ano, o grupo empresarial Mil, de supermercados, construção e indústria, doou R$ 1 milhão para apoiar o projeto.