Em um cenário cheio de incertezas e sem saber os rumos que a economia brasileira irá tomar, os empresários estão em compasso de espera. O presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo é um dos que aguarda o que vai acontecer. Para ele, o que não dá mais para suportar é o aumento da carga tributária. O brasileiro, segundo ele, não aguenta mais pagar essa conta. Ainda assim, Modesto Araujo mantém o cronograma previsto para 2023, de abertura de 52 lojas no interior de Minas.
Qual é a expectativa daqui para frente?
Acho que está cedo para fazermos qualquer análise. Nós não temos informação nenhuma ainda. Está todo mundo aguardando o desenrolar dos acontecimentos. Estou sem expectativa.
Estão falando na possibilidade de Henrique Meirelles assumir a condução da economia. É um bom nome?
Acho que é um bom nome. O que a gente espera é que o país continue com o crescimento que está alcançando. Continue com as estatais dando lucro e que a parte tributária também diminua. Não aguentamos mais cobrança de impostos. Já estão falando até em tributar o Pix. Então, não sabemos se isso que estão falando é fake News ou não, e fica difícil avaliar. Por isso que eu estou te falando que temos que esperar. O que não dá mais é aumentar impostos para a população pagar. Não dá para pagar mais imposto não.
O comentário dos analistas políticos era que, independente de quem ganhasse, 2023 será um ano difícil. As expectativas não são boas?
Não sei te responder. A situação do país é a melhor do mundo. Todos no mundo estão com mais inflação alta do que aqui, todos estão com o PIB crescendo pouco, então, eu confio que 2023 não vai ser um ano apertado.
O senhor pretende manter os investimentos?
Eu pretendo manter, porque eu acho que não muda nada e tem que permanecer o mesmo, porque com 11 mil funcionários não dá para você ficar pessimista não. Você tem que ficar otimista.
Nesse ano o senhor abriu quantas lojas?
Neste ano nós abrimos as 30 lojas e, para o ano que vem, está programado outras 52. Nós ainda temos que avaliar.
Todas em Minas? O senhor mantém que essa estratégia de investir na abertura de lojas no interior do estado?
Por enquanto tudo em Minas. (foto/reprodução internet)
Comentários
Maria Tereza Mello Vianna
6 de novembro de 2022