O mercado de seguros tem sido impactado nos últimos anos pelas alterações climáticas e ocorrências na área de saúde, como o que aconteceu na pandemia da Covid-19. O setor tem se adequado a essa nova demanda e vem buscando se aprimorar, segundo o presidente da Solutions, Sérgio Frade (foto/reprodução internet). São desafios, que segundo ele, surgem para que as empresas do setor se aprimorem para atender aos segurados.
Como 2023 foi para o setor de seguros?
Nós tivemos um ano bastante desafiador, com a retomada das negociações depois da pandemia, com as empresas voltando, todas elas com muito foco em novos negócios. Mas tivemos um momento bastante interessante, que é um momento novo que o mercado está experimentando, que são as ocorrências climáticas. Nós tivemos logo no início de 2023 aquela inundação lá na baixada paulista, que impactou muito o mercado segurador. Mais de 2 mil carros que foram avariados. As seguradoras indenizaram todos. As residências foram avariadas e a infraestrutura das cidades também. Depois nós tivemos a ocorrência de vendavais. Tivemos incêndios de algumas fábricas, como na Cacau Show, no Espírito Santo. Isso vem impactando muito o mercado segurador e, obviamente, os preços vão se regular a partir disso, em cima do conceito do seguro, que nada mais é do que um mutualismo. Todos pagam para algumas ocorrências serem cobertas. Mas, de qualquer forma, estamos vendo o mercado crescendo, o mercado bastante otimista e tem um ponto também que é fundamental para um negócio seguro: quando o mercado está bem, as seguradoras também ficam. Acho que é um mercado que vai crescer, um mercado que tem uma meta para chegar em 2030 a 10% do PIB, hoje é 6%. É uma meta ousada, mas ela é totalmente viável.
Com os eventos climáticos, as pessoas estão procurando mais, se resguardar?
Sem dúvida nenhuma. Já teve o evento da pandemia, quando o seguro de vida cresceu muito, os planos de saúde também foram bastante procurados. As pessoas se viram naquele momento totalmente desguarnecidas. Está crescendo o seguro para residências, os automóveis, as empresas também. Qualquer chuva hoje, com vendaval, é sinal de entrada de água nas empresas. Então, as pessoas estão procurando se proteger. Há de fato, um aumento na demanda por conta disso.
Para este ano, quais são os desafios?
O desafio é aplicação da inteligência artificial no mercado de seguro, dos produtos massificados nos produtos de varejo. Sobre o automóvel, o seguro de imóvel, de residência e individual nós já temos várias startups trabalhando nisso. Isso vai ser uma nova ferramenta, que vai ser utilizada para os negócios. Isso tende a melhorar a distribuição do seguro no mercado.