*O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (foto), encaminhou ontem ao Ministério de Relações Exteriores o relatório sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff a ser remetido à Organização dos Estados Americanos (OEA). O relatório contém informações detalhadas sobre os procedimentos e a jurisprudência adotada no processo, as leis brasileiras observadas no trâmite e o rito adotado desde o acatamento da denúncia até a admissibilidade na Câmara dos Deputados. O documento é uma resposta ao pedido de informações feito pela OEA após ser provocada por parlamentares do PT sob a alegação de que o processo em curso no Brasil é um golpe institucional. O deputado final, com a resposta à consulta, será enviado à OEA na sexta-feira.
*Será nesta terça-feira (23), durante café da manhã, no Graciliano Savassi, o lançamento da True, marca de camisetas da Camila Chiari em parceria com a comunidade quilombola dos Arturos e da UFMG. O lançamento contará com a presença do presidente da comunidade, Jorge Antonio dos Santos
*Nesta terça-feira, a arquiteta Priscilla Bencke, criadora do conceito Smart Workplaces, participa, às 19 horas, do evento So+ma na Templuz. O encontro vai reunir os principais nomes da arquitetura e design de Belo Horizonte e será promovido em parceria com a Bortolini. Priscilla falará sobre como utilizar os principais elementos estratégicos do espaço físico nas empresas, com foco na configuração dos escritórios atuais e de acordo com os anseios dos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho.
*Os 70 anos da Federação Democrática Internacional de Mulheres (Fedim) foram celebrados, ontem, em sessão especial do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Durante a sessão, a presidente da Fedim, Márcia Campos, à frente da instituição há 15 anos, defendeu o direito das mulheres a um ano de licença-maternidade e a construção de mais creches no país.
*O governo federal deve adiar para o dia 12 de setembro a reunião do conselho do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), na qual serão definidas as primeiras concessões e privatizações do governo do presidente interino Michel Temer. Inicialmente, estava previsto que a reunião ocorreria nesta semana, no dia 25, mas internamente avaliou-se que seria melhor mudar a data para que o lançamento das concessões não coincidisse com o início do julgamento final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que o processo se encerre no fim de agosto.
*A FIEMG participa este ano, pela primeira vez, do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, em parceria com as federações de indústrias de São Paulo (Fiesp), Rio de Janeiro (Firjan) e Santa Catarina (Fiesc). O prêmio tem como objetivo reconhecer ações e projetos desenvolvidos pelos sindicatos buscando seu fortalecimento e aumento do associativismo. Nesta edição estão sendo avaliadas práticas adotadas em 2015 e 2016. Serão agraciadas cinco práticas em cada categoria. Os vencedores receberão troféu, diploma e prêmio ainda a ser definido. A cerimônia de premiação acontece no dia 17 de novembro, na sede da Fiesp, em São Paulo.
*A Oficina Terramax de Construção Ecoeficiente com Tijolos Ecológicos realiza, no dia 27, um curso no Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso/ SENAI, em Belo Horizonte. A oficina é voltada para estudantes de engenharia, Arquitetura, Urbanismo, Técnicos em Edificação, Profissionais da Construção Civil em geral, e aos interessados em aprender como construir de forma fácil e sustentável. Informações no endereço https://doity.com.br/oficina-terramax-de-construo-ecoeficiente-com-tijolos-ecolgicos, ou com Ethel Kacowicz nos telefones (31) 99979-7311 e (31) 3234-5586.