O presidente da Associação Nacional de Restaurantes, Cristiano Melles, que também é um dos proprietários do restaurante Pobre Juan, em Belo Horizonte, disse que no dia 18 de março do ano passado, 100% dos negócios estavam fechados. A expectativa era de que no Dia das Mães fossem reabrir as portas. O tempo foi passando, veio a segunda onda e o setor só está retornando agora. Ele disse que está percebendo uma retomada, principalmente nos países que avançaram com a vacinação. O problema no Brasil é que muitos não estão conseguindo dar o primeiro passo para retomar os seus negócios. Ele disse que os empresários estão otimistas com a vacinação, mas é preciso encontrar uma forma de capitalizar o setor. Ele lembra que esse e um dos setores que mais emprega e é preciso ter um olhar diferenciado. Foram mais de um milhão de empregos perdidos.
Oportunidade que surgiu na pandemia
Passados 12 meses difíceis, Izaac Azar (foto), do Paris 6 Bistrô, disse que apesar de negativa, a pandemia ensinou e mostrou a realidade do que é o Paris 6. Como fundador da marca, ele tinha seis unidades e agora tem três e franqueou o resto. Tornou-se mais enxuto, para o Paris 6 crescer e ser maior. Foi um passo atrás, com a possibilidade de se afastar mais do negócio e olhar mais para o negócio. O Paris 6, segundo ele, sempre foi voltado à experiência. Hoje está mais presente na gestão, na operação e a estrutura hoje é um pequeno escritório que cuida das três unidades. Hoje ele diz ter a oportunidade que não tinha antes, e como resultado, houve um grande crescimento nas redes sociais e uma maior consistência. Izaac tem a expectativa de que a vacina seja mesmo eficiente, mas mantendo os cuidados que foram mantidos até agora. Houve um salto tecnológico no setor e uma das grandes lições que ele tirou foi a redução de custos, com clientes fazendo seus pedidos pelo celular e pagando a sua conta também pelo celular. Izaac disse que quem teve a mente aberta pode não ter crescido, mas sai da pandemia mais forte. (Foto reprodução internet)
Mudando a história do delivery
Os restaurantes estão mudando a história do delivery, segundo Marcelo Fernandes, da MF Gastronomia, que acredita em uma retomada interessante desse segmento. Em sua participação no Conexão 20/21, ele disse que o setor é muito rígido no controle dos protocolos, porque isso traz uma segurança para os clientes. Marcelo Fernandes acredita que o segundo semestre, em especial o último trimestre, será muito aquecido. O caminho maior para que isso aconteça é a vacinação. A expectativa é a de que em breve aconteçam os eventos.
Inovação e sobrevivência
Esse foi um período muito complicado e a retomada muito lenta e quando parecia que tudo estava começando a voltar ao normal, veio o impacto com a segunda onda da pandemia da Covid. A situação não estava fácil, mas no primeiro semestre deste ano foi muito difícil, na avaliação de Nélson Andreatta, fundador e CEO da Eats for You. Segundo ele, as startups são muito exigidas no início e foi preciso que ele com as limitações impostas pela pandemia, que ele se reinventasse. Nelson Andreatta disse que testou novos canais e buscou caminhos como o do delivery. Foi mantida a base de produção ativa e passou a trabalhar também em condomínios e supermercados, parcerias e buscar outras oportunidades. Ainda assim, ele pondera que os desafios são diários. A inovação, segundo ele, é uma questão de sobrevivência, além de manter as pessoas engajadas e saudáveis, porque o momento é complicado.