Os impactos da pandemia na estratégia de comunicação das empresas foi o tema da live Gestão em Ação, promovida pela VB Comunicação. O evento, coordenado pelo diretor da VB, Gustavo Cesar Oliveira, debateu as mudanças ocorridas desde os tempos em que os classificados dos jornais eram muito procurados aos dias atuais, principalmente com a pandemia da Covid-19, que obrigou empresas e consumidores a se adaptarem ao universo virtual. A presidente e diretora de Inspiração da TOM Comunicação, Adriana Machado, argumentou que a pandemia não atinge as pessoas de forma homogênea e não afeta as empresas de forma homogênea. Cada setor responde de um jeito. Por outro lado, ela entende que o vírus funcionou como soro da verdade: “muitas marcas deixaram de existir e nem devem ser mais lembradas”. Além disso, temas como a sustentabilidade ganharam força. Adriana acredita que muitas empresas não conhecem o perfil de seus consumidores, seus clientes, e essas tendem a cair no esquecimento. “Sai na frente quem se mostrou útil, necessário e importante para as pessoas”.
Produtividade
Gustavo Greco, diretor de Criação da Greco Design, também participou da live e disse que foram muitos os desafios em termos de produtividade. Muitas marcas, segundo ele, tiveram que analisar o motivo da sua existência. Outra oportunidade que a pandemia trouxe foi a de possibilitar que, ao precisar ir para a casa, as pessoas puderam ver o que acontece na rua, com as pessoas menos favorecidas. Outro assunto que tem motivado muita reflexão, na opinião de Greco, diz respeito ao racismo estrutural, tema que o levou a entender que “estamos contaminados pelo racismo estrutural”. Para Gustavo Greco, está claro que pessoas negras têm menos oportunidades de exercer a profissão do que um branco, porque eles têm menos possibilidades, o que torna necessário que se mude essa realidade. Erick Martins, gerente de Comunicação e Marketing do SICOOBCREDICOM, contou sobre a sua experiência e as adaptações que foram necessárias para manter as agências com as portas abertas e continuar com o trabalho, principalmente nos hospitais, onde se tem como clientes os médicos. E para continuar com esse atendimento, Erick disse que “mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, a SICCOBCREDICOM continuou trabalhando”. Durante esse período foram renegociados mais de três mil contratos. Foi uma questão de posicionamento da empresa, que segundo ele, leva muito a sério o que as pessoas querem e pensam. Ele lembra que um comentário negativo nas redes sociais atualmente, leva-se ao cancelamento. O diretor-executivo da VB Comunicação, Paulo César Oliveira, lembrou durante na live, a transição da sua coluna do jornal para as redes sociais. Da sua coluna diária no jornal Hoje em Dia, ele criou o blogdopco, por sugestão de Gustavo Cesar Oliveira. A revista Viver Brasil, produto da VB Comunicação, também encontrou o seu espaço no universo digital e é uma mostra de que é possível manter e aprimorar o conteúdo na internet. A live Gestão em Ação teve o apoio da Anglo American, da Líder Aviação, da Tostes & De Paula e Usiminas.