Blog do PCO

Conexão Empresarial Saúde amplia debate sobre o setor em Minas

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Médicos, empresários e especialistas debateram ontem, durante todo o dia, os vários aspectos que envolvem o mercado de saúde em Minas Gerais, no Conexão Empresarial Saúde, no Espaço Conexão, em Nova Lima. O evento promovido pela VB Comunicação começou com a palestra do médico ortopedista da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar (foto), que falou sobre as carências do modelo de nossas instalações para preparação e tratamento. Outro assunto abordado por ele, em conversa com os participantes, foi em relação a polarização da disputa eleitoral que levou a alguns momentos preocupantes, mas, para ele, a politização é o caminho. As propostas eleitorais não são muito objetivas e quem quer que seja eleito, Rodrigo Lasmar entende que tem que ter uma preocupação com o esporte, porque é onde há uma maior interação das pessoas e de promoção da saúde.

 

Adequando a realidade

O presidente da Unimed-BH, o médico Samuel Flam, falou no Conexão Empresarial Saúde do cenário enfrentado pelas empresas que trabalham com saúde complementar, das dificuldades enfrentadas com a crise econômica brasileira e as perspectivas após as eleições. Flam espera que passadas as eleições, os candidatos tomem contato com a realidade e revejam seus programas e os adequem à realidade brasileira. A expectativa é a de que, melhorando a economia e com o nível de emprego subindo, imediatamente haja aumento da cobertura da rede suplementar, pois são indicadores, que segundo Flam, caminham juntos.

 

Envelhecimento da população

Dentre os assuntos debatidos no Conexão Empresarial Saúde, o cardiologista Marcos Andrade, falou da sua preocupação em relação ao envelhecimento da população, sem que o país tenha feito um planejamento para enfrentar essa situação. “O que vemos -segundo ele- é que o custo da saúde cada vez mais alto”. Lucas Couto, da Patrimar, falou para os participantes do Conexão Empresarial Saúde, de como a construção civil observa o mercado de saúde e adequa seus projetos para atender as necessidades das clínicas, hospitais e consultórios. O presidente do Sicoob-Credicom, Garibalde Mortoza, apresentou diferenciais e modelos de investimentos das cooperativas de crédito para a área de saúde e da diferença em relação aos modelos tradicionais.

 

Gestão para o futuro

As mudanças no mercado de saúde foram abordadas por um ângulo diferente para médicos e empresários, ontem, pela representante da Seven Gestão, Silvane Castro. Ela fez um paralelo entre o aumento populacional e de médicos formados, para falar da necessidade de se planejar a carreira. Outro assunto debatido no evento foi o da qualidade do ensino médico e da necessidade de preparar os profissionais para atender a esse novo mercado, pelo médico José Celso, do Hospital Vera Cruz. Frederico Ferri e Ricardo Hernane, ambos do Conselho Regional de Medicina, falaram em como estabelecer um relacionamento ético entre a indústria de medicamentos e equipamentos e os grupos prestadores de saúde.

 

Sistema Financeiro

O Conexão Empresarial Saúde também destacou, em palestra de Roberto Assumpção, a disponibilização de investimentos na área de saúde. Alessandro Ferreira, do Hermes Pardini, falou sobre como o mercado pode se preparar para a expansão de grandes redes, como é o caso de sua empresa, uma das mais tradicionais do mercado. O evento contou também com a palestra do médico Henrique Salvador, do Mater Dei, um dos nomes mais conhecidos na área de saúde em Minas e no país. Ele falou da sua experiência no mercado de saúde em Minas e de como transformou o Mater Dei em uma referência médica.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.