Chegou ao fim, extra-oficialmente - nenhum dos envolvidos irá, pelo menos por agora, comentar o caso - a parceria entre a agência brasileira de Publicidade e Propaganda DM9, uma das mais premiadas do mundo, e a marca de eletrodomésticos Consul. Para o leitor entender o caso: a agência apresentou, durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, o case Economia Eficiente de Energia. Na edição do vídeo foram manipulados dois trechos de reportagem da CNN Brasil, que teve legenda alterada e a inserção de áudio de voz semelhante à da jornalista da emissora, Gloria Vanique. Após denúncias, o festival anunciou a cassação dos prêmios entregues à DM9.
Em efeito dominó vieram a demissão do CCO da agência, Ícaro Doria, (foto/reprodução internet) e a ruptura entre marca e agência. É triste que tal fato tenha acontecido no ano em que o Brasil é o grande homenageado em Cannes. Entretanto, fica aí o alerta aos que se perguntam sobre limites do uso de IA.