Durante o Congresso Nacional de Dermatologia, que terminou neste final de semana em Belo Horizonte, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Gabriel Gontijo (foto), comentou sua indignação com a infeliz estratégia de marketing que a Galderma elaborou ao levar uma blogueira brasileira para Amsterdã para “treinar” e fazer publicidade com um preenchedor. Em um vídeo, a blogueira mostra como aplica o produto (faz em um boneco), sorrindo, como se estivesse brincando. O representante dos dermatologistas, assim como todos os participantes, ficou revoltado, com toda razão, uma vez que os médicos dedicam mais de 10 anos de estudos para a especialidade. A técnica, banalizada pelo laboratório, exige não só conhecimento da anatomia humana como, experiência e prudência em função de complicações. O vídeo foi retirado do ar imediatamente. Não dá para entender como o departamento de comunicação da empresa não ficou atento ao absurdo que estava cometendo ao aprovar tal publicidade. Vale a dica para as empresas começarem a elaborar um manual de condutas com foco na nova era que estamos vivendo: a do digital. É preciso ter em mente sempre a ética e seriedade com os consumidores. Os dermatologistas (consumidores principais do laboratório) estão querendo fazer um boicote com a empresa, deixando de consumir produtos da marca.