O Conexão Empresarial Especial Saúde, a primeira Live promovida pela VB Comunicação, reuniu em um debate sobre a pandemia do coronavirus o infectologista Rodrigo Farnetano, o secretário de Estado da Saúde, dr. Carlos Eduardo Amaral e o presidente do Mater Dei, o médico Henrique Salvador. Mediado pelo diretor da VB Gustavo Cesar Oliveira, o debate contou também com a participação do presidente da VB, Paulo César Oliveira, o empresário Modesto Araújo (Drogaria Araújo), o vereador Gabriel Azevedo e a digital influencer Bella Falconi. A discussão foi iniciada após uma apresentação dos especialistas e depois aberto para perguntas dos participantes. O evento previsto para ter duração de uma hora e meia, acabou sendo estendido devido ao grande interesse pelo tema.
Entendendo o coronavirus
A live promovida pela VB Comunicação começou com a abordagem do governo para evitar a proliferação da doença e para ter uma estrutura que garanta o atendimento dos infectados. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, entende que a covid-19 é uma doença com mortalidade relativamente baixa, mas o risco de complicações é grande. O esforço que tem sido feito, devido ao fato do vírus ser muito contagioso, é para que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo. Existem muitas pesquisas para descobrir um tratamento eficaz da doença e de uma vacina. A chamada imunidade de rebanho virá, de acordo com Carlos Eduardo, quando muitos tiverem contraído a doença e tenham adquirido imunidade.
Impacto econômico
O presidente do Mater Dei, Henrique Salvador, acredita que a pandemia do coronavirus vai mudar a relação entre as pessoas. A economia também sente os efeitos e vai continuar sentindo em curto e médio prazo. Salvador acredita, no entanto, que a crise está fazendo com que coisas importantes aconteçam, como a compra dos respiradores e o conserto de centenas de outros, que vem sendo feito por empresas em colaboração com o governo. O Mater Dei, segundo ele, também fechou uma parceria com o governo e está cedendo quatro andares do hospital para o atendimento aos infectados pelo coronavirus além de várias outras iniciativas.
Aumento das doenças respiratórias
Os fatos não enganam, segundo o infectologista do Mater Dei, Rodrigo Farnetano e é preciso ficar atentos a eles. Os últimos boletins epidemiológicos, segundo ele, apresentaram um aumento de 370% no caso de doenças respiratórias em relação ao mesmo período do ano passado. Para ele o vírus vai se espalhar e deve atingir de 60 a 70% da população e a situação só não teve uma proporção maior no Brasil, porque houve tempo para o governo se preparar para enfrentar a pandemia.
Planos econômicos
O empresário Modesto Araújo, presidente das Drogarias Araújo, disse que o comportamento da população nos primeiros dias do anúncio da pandemia do coronavirus lembrou o governo Sarney, quando havia uma corrida aos supermercados para evitar o desabastecimento e o aumento abusivo dos preços. Agora, além da corrida aos supermercados houve uma grande procura pelo álcool. Modesto Araújo recebeu uma reverência do secretário da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que disse que partiu dele a ideia da parceria para a vacinação da H1N1, também na Araújo, para desafogar os postos de saúde. Uma ideia, segundo ele, que deu muito certo. Preocupado com empresários que o procuram em busca de alternativas para sobreviverem a esse período de isolamento social, Modesto Araujo questiona se o H1N1 não matava mais do que o coronavirus.
Sentindo na pele
O vereador Gabriel Azevedo foi um dos primeiros casos noticiados de contaminação com o Covid 19 em Minas Gerais. Ele disse que antes de saber do resultado do exame que confirmou a contaminação, ele cancelou a festa de aniversário com funcionários e com os pais. Das 14 pessoas que fizeram o teste junto com ele, apenas o seu foi positivo. A sua gripe, no então, não foi branda, foi intensa. Ele teve febre alta, tosse intensa e vários dos sintomas do coronavirus. A digital influencer, Bella Falconi ressaltou a importância desse tipo de discussão para que as pessoas possam se informar melhor e reclamou das fake News, que acabam confundindo as pessoas. O Conexão Empresarial Especial Saúde teve o apoio da ANGLOAMERICAN, D’OR CONSULTORIA, CEMIG / GOVERNO DE MINAS, JAM ENGENHARIA, IBRAM, KLUS, MATER DEI, MERCANTIL DO BRASIL, O TEMPO, PAD, UNIMED-BH e USIMINAS. O evento também teve como Media Partners a BAND, rádio ITATIAIA e JCHEBLY.