Em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde, a mostra ‘Laços de Coragem: Retratos e Histórias de Transformação’ mostrará ao público fotos e vídeos de pacientes oncológicas, além de relatos sobre autocuidado e prevenção. Para ajudar a conscientizar a população e reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo, – no Brasil foram estimados 73.610 novos casos da doença, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – o DiamondMall recebe a partir de hoje a exposição ‘Laços de Coragem: Retratos e Histórias de Transformação’. A mostra, que faz parte da Campanha Laços, ação para o Outubro Rosa idealizada pela Rede Mater Dei de Saúde, vai reunir fotos de 10 pacientes oncológicas que realizam o tratamento no Hospital Integrado do Câncer, que pertence ao grupo. As imagens, produzidas pelo fotógrafo Nélio Rodrigues, estão acompanhadas de um QR Code que direciona para vídeos onde as mulheres relatam, com muita leveza, seus depoimentos sobre superação, a importância da prevenção, além de mostrar a força e resiliência de um grupo que enfrenta um dos momentos mais difíceis da vida.
Célia Regina Nascimento, recepcionista hospitalar de 50 anos, é uma das mulheres que compartilha suas histórias na exposição. Em abril, após perceber um nódulo nas axilas, inicialmente achou que fosse resultado de uma troca de desodorante, até que, ao investigar, descobriu outras dez lesões na mama. "Enfrentar o câncer é como fazer uma longa viagem de carro, sem a certeza de chegada ao destino final”. Para Célia, a doença foi um “divisor de águas” que trouxe uma profunda reflexão. “A partir do diagnóstico percebe-se com clareza quem é Deus, quem somos, quem é família e quem é amigo. É importante nessa caminhada se apegar às nossas crenças, sejam elas quais forem. É preciso ainda acreditar nos médicos, na ciência, e lembrarmos da força que temos e de que não nascemos com câncer, apenas estamos com ele”.
De acordo com a superintendente do DiamondMall, Jucilene Oliveira(foto/reprodução internet), a exposição é, sobretudo, uma oportunidade para que tantas outras mulheres que enfrentam o câncer de mama, atualmente, possam se inspirar e se fortalecer com os relatos das pacientes envolvidas no projeto. “Os trabalhos representam ainda um recado para que todas se cuidem, não deixem de fazer os exames com regularidade e reforçam o posicionamento do shopping como propagador de conteúdos de utilidade pública, capazes de impactarem positivamente a vida de milhares de pessoas que por aqui transitam”. Ainda durante o Outubro Rosa, todos os colaboradores do DiamondMall vão usar, como apoio à campanha, as tradicionais fitas cor de rosa em seus uniformes. O laço é símbolo do movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, que ganhou fama mundial no início da década de 1990.