*A Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida por Renan Calheiros (MDB-CE), pautou para esta sexta-feira (9) a análise dos pedidos dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Tereza Cristina (foto/reprodução internet), PP-MS, para ouvir o chanceler Mauro Vieira e o assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, sobre as eleições da Venezuela. Os senadores querem também ouvir a embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvana Maria de Oliveira. Os requerimentos para Celso Amorim e Gilvana Maria são de convocação, portanto, eles são obrigados a comparecer. Já o de Mauro Vieira é um convite.
*O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o próximo da 14 (quarta-feira), a audiência entre a Procuradoria Geral da República e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acusado de cometer crime de injúria contra o presidente Lula. Fux é relator do caso. Na audiência, a PGR vai oferecer a Nikolas Ferreira um acordo em que ele se compromete a cumprir medidas determinadas pela procuradoria para encerrar o processo.
*O neurologista e pesquisador brasileiro Ricardo Nitrini, de 77 anos, é o vencedor do Prêmio Henry Wisniewski de Contribuição ao Longo da Vida, concedido pela Associação de Alzheimer a cientistas com contribuições expressivas e de impacto duradouro na área de Alzheimer e demência. A premiação aconteceu no final de julho durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC), realizada em Toronto, Canadá. Nitrini que é professor sênior da Faculdade de Medicina da USP, e pesquisa o cérebro de superidosos, que possuem uma memória afiada junto com o cientista Adalberto Studart.