O Hospital Vera Cruz (HVC), por meio de seu presidente Ernane Bronzatt, e a Feluma - Fundação Educacional Lucas Machado, representada por seu presidente Wagner Ferreira, acabam de estabelecer parceria técnico-científica, que promoverá a integração de seus membros com acesso recíproco às instituições.
Atividades educacionais e científicas desenvolvidas pela Feluma serão estendidas ao corpo assistencial do HVC e seus professores terão acesso à estrutura do Hospital, com possibilidade de nele exercerem atividades assistenciais. Por sua vez, assistentes, mestres e doutores do HVC poderão ser incorporados à estrutura de ensino e pesquisa da Feluma.
A ideia de intercâmbio multidisciplinar se dá à semelhança do que ocorre em avançados centros médicos do mundo com a integração entre escola e hospital.O relacionamento entre os dois corpos clínicos está sendo estruturado pelo cardiologista Marcos Andrade (foto), diretor médico do HVC, que, para tal, passa a acumular a função de professor da Faculdade de Ciências Médicas.
A Especialização Médica no HVC ficará sob a gestão da Feluma, como já ocorre, e o Hospital Universitário (atual Hospital São José) estará integrado ao modelo de ensino e treinamento do convênio.
O convênio inclui a criação de um Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão, recorrendo-se aos diversos convênios que a Feluma mantém com universidades americanas e europeias, em áreas de robótica, aprovação de medicamentos, outras pesquisas clínicas etc.