* O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a criticar o posicionamento da Corte sobre temas polêmicos que foram julgados recentemente. Ao participar, ontem, de um seminário sobre Direito Constitucional, em Brasília, Mendes (foto) disse que “de vez em quando nós somos esse tipo de Corte que proíbe a vaquejada e permite o aborto”. Na avaliação do ministro, o grande número de demandas que chegam à Corte produziu erros nos julgamentos sobre a validade da vaquejada e na decisão da Primeira Turma da Corte que descriminalizou o aborto no primeiro trimestre de gravidez.
*O renomado pianista e maestro João Carlos Martins retorna a Belo Horizonte para mais um concerto com a Orquestra de Câmara do Sesiminas. Ele volta a se apresentar no domingo, às 19h, no Teatro Sesiminas. Para o concerto, o maestro preparou um repertório composto por obras de Bach, Mozart, Brahms e Guerra-Peixe, canções clássicas de The Beatles e Freddie Mercury e do compositor brasileiro Adoniran Barbosa. Além disso, será feito um tributo a Ennio Morricone e Michel Legrand, dois compositores notáveis por produções de trilhas sonoras para o cinema no século XX.
*O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, foi reeleito presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais. Luciano tomará posse em novembro e atuará na gestão 2017-2020.
*A professora e psicanalista Izabel Hadad lança neste sábado, às 11, na Livraria da Rua, na Savassi o livro "Uma mulher e seus extravios" que aborda a história romanceada de dez mulheres citadas pelos psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan, entre os anos de 1893 e 1973, em suas obras.
*Neste sábado O diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais (SBMMG), Henrique Lima Couto, participa de um mutirão para cirurgia reconstrutora de mama em pacientes que passaram pela mastectomia, na Santa Casa de Misericórdia, de Montes Claros. O mutirão é promovido em parceria com os mastologistas Gessandro Fernandes, Bertha Coelho, Paulo de Tarso del Menezzi, Carolina Lamac e especialistas de todo o Brasil, num dia de luta, prestação de serviços e reivindicação para que as pacientes tenham amplo acesso à reconstrução mamária.
*A professora Rafaela Salgado, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, do ICB, foi uma das sete pesquisadoras brasileiras premiadas na 12ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência, iniciativa da L'Oréal em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A homenagem foi realizada na Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro. Rafaela venceu na categoria Química.
*O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão de quinta-feira (26), com ressalvas, a prestação de contas do Partido Republicano Brasileiro (PRB) referente à eleição de 2012, sem necessidade de devolução de qualquer valor ao erário público. Após cinco anos e duas eleições, a Justiça Eleitoral ainda aprova contas de partidos. Assim fica difícil controlar a corrupção eleitoral.