*O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou nessa segunda-feira o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato parlamentar. O despacho foi publicado em edição extra do “Diário da Câmara”. Maluf está preso desde dezembro do ano passado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao decidir pelo afastamento, Rodrigo Maia afirma que a prisão de Maluf, condenado a 7 anos e 9 meses de reclusão, “inviabiliza, por prazo superior a cento e vinte dias, o regular exercício do mandato parlamentar”. Atualmente, Maluf (foto) cumpre pena em regime fechado no Complexo Presidiário da Papuda, em Brasília. Com o afastamento, a Câmara deverá convocar Junji Abe (PSD) para assumir a vaga como suplente.
*“Minas Gerais está vivendo um momento muito difícil, com as contas públicas quebradas e com um governo estadual sem administração e sem rumo. Temos que mudar, nosso Estado tem que buscar ideias novas, vencedoras e revolucionárias para ocuparmos o lugar que os mineiros querem e merecem”. Recado do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, falando para 400 pessoas de diversos setores do Vale do Aço, durante a apresentação do balanço da Usiminas, em Ipatinga. Nos últimos três anos, Dinis, vem comendo poeira para dar o seu recado como pré-candidato ao governo de Minas, tendo visitado já cerca de 500 municípios.
*A Fecomercio MG promove no próximo dia 27 (terça-feira) uma nova edição do Seminário de Direito Tributário para discutir os principais pontos da legislação tributária brasileira, seus desafios e seus impactos na atividade empresarial. A palestra magna será do professor Sacha Calmon, presidente de honra do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG, que abordará o tema “O uso indevido do direito penal na cobrança dos créditos tributários: o papel do Ministério Público e da Polícia nas democracias”. O seminário acontece das 8h15 às 18h, no auditório do Senac.
*A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (Secom) busca uma empresa para auxiliar nos serviços de assessoria de imprensa e de comunicação. Segundo edital publicado este mês, a empresa vencedora atenderá a Secom na comunicação com os demais órgãos da administração municipal, no gerenciamento de comunicação externa e na coordenação da comunicação e atendimento aos veículos de imprensa (jornais, revistas, rádios, emissoras de TV e portais de internet). As agências de comunicação interessadas em participar do processo deverão enviar suas propostas técnicas e de preço até o dia 26 de março. Para a licitação, a prefeitura estima uma verba de R$ 5,860 milhões.
*A cidade histórica de Congonhas terá um de seus mais célebres personagens eternizados nas telas do cinema. O médium José Pedro de Freitas, conhecido como Zé Arigó, terá sua trajetória retratada em uma cinebiografia dirigida por Roberto D’Ávila. O filme terá produção do mineiro André Carreira e será protagonizado pelo também mineiro Danton Mello. As filmagens do longa-metragem sobre o congonhense começam em março. Além de Congonhas, Cataguases também será cenário para o filme.