Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*Três vídeos, gravados por celulares, postados nas redes sociais, mostram cenas do empresário Wesley Batista (foto), da JBS, sendo hostilizado no restaurante Barbacoa, no bairro da Itaim Bibi, em São Paulo. No entanto, nas imagens, um senhor confunde os irmãos e puxa o coro “fora, Joesley”. Outros clientes embalaram o grito. Também é possível ouvir: “Vai embora, vagabundo” e “Ladrão, volta para a cadeia!”. O grupo de Wesley precisou sair escoltado por policiais do local. Uma mulher, então, protestou: “A polícia está dando cobertura para bandido”. Com a revista Veja.

 

*Um cidadão, através do WatsApp, denuncia a irresponsabilidade dos governos com o patrimônio público. Ele mostra pessoas carregando esquadrias retiradas das janelas do prédio 1641, da Avenida Prudente de Morais, na região centro-sul de Belo Horizonte, onde funcionou o DNITT e outras repartições públicas. Na rede social ele mostra o prédio quase totalmente “depenado”, sem janelas em vários andares e flagra um casal carregando para o Aglomerado do Santa Lúcia uma esquadria completa, com vidro e tudo. No áudio o cidadão revela que por diversas vezes a Polícia Militar foi acionada para impedir os roubos, mas nenhuma providência foi tomada. É assim o Brasil, onde o bem público não é de ninguém.

 

*Está marcada para esta terça-feira mais uma tentativa de instalação da comissão especial que vai analisar o projeto de privatização da Eletrobras. Na semana passada, a instalação da comissão foi suspensa depois de uma questão de ordem da oposição, que promete novamente obstruir os trabalhos para impedir que a proposta comece a ser apreciada. A coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico, deputada Erika Kokay (PT-DF), confirmou a obstrução e já admite recorrer à Justiça para impedir a instalação da comissão. “É um escândalo o que nós estamos vivenciando: um projeto de privatização que vai entregar a Eletrobras por R$ 9 bilhões, quando ela tem ativos equivalentes a R$ 400 bilhões. E todos sabem que na medida em que a Eletrobras for privatizada, há uma expectativa de que você tenha um crescimento de até quatro vezes no preço da energia”, afirmou.

 

*Enquanto isto, em Minas, será iniciada uma grande mobilização contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas, empresa de economia mista subsidiária do Sistema Eletrobras. Esse será o tom da audiência pública que a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas gerais (ALMG) realizará nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva. Na ocasião, também será lançada a Frente Parlamentar contra a Privatização de Furnas.

 

*O Papa Francisco mostrou neste domingo preocupação com políticas nacionais ditadas pelo medo, em discurso apenas uma semana depois eleições gerais da Itália que consagraram partidos populistas e anti-imigração. O pontífice, que fez da defesa dos imigrantes um pilar chave de seu papado ao longo destes cinco anos, pediu ostensivamente por ações para resolver os problemas políticos que fazem com que muitos fujam de seus países de origem. Embora o papa não se referisse especificamente às eleições, suas palavras soram como uma forte crítica ao bloco de centro-direita da Itália, que tem feito campanha com promessas de políticas anti-imigração. “O mundo de hoje é frequentemente habitado pelo medo. É uma doença antiga … E o medo muitas vezes se volta contra pessoas estrangeiras, diferentes, pobres, como se fossem inimigos”, disse o líder dos 1,2 bilhões de católicos romanos espalhados pelo mundo.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.