Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que denunciará o ministro Carlos Marun (Secretaria de governo) na Procuradoria-Geral da República (PGR) por crime de responsabilidade. Randolfe (foto) considera que Marun ameaçou o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao afirmar que avalia se licenciar do cargo para pedir o impeachment do magistrado. Randolfe justificou que denunciará Marun para que “o mesmo tenha a oportunidade de repetir suas ameaças, cara a cara, diante do próprio STF”. Ele avaliou ainda que Marun feriu a Constituição por atentar contra “o livre exercício do Poder Judiciário”. “Não é novidade que parcela ampla dos políticos ousem transformar a delinquência individual de seus comparsas em ‘crise de Poderes’”, escreveu. Ele citou como exemplo o descumprimento do afastamento liminar de Renan Calheiros da Presidência do Senado Federal, em 2016, e a rejeição da suspensão do senador Aécio Neves, determinada pela Primeira Turma do STF, no ano passado.

 

*Pela primeira vez desde 1969 sem pilotos brasileiros e com novidades no calendário, a temporada de 2018 da Fórmula 1 começará no dia 25 de março, com o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Entre os pilotos e as equipes deste ano, são poucas as novidades em relação a 2017. Felipe Massa se aposentou, e quem assumiu a vaga do brasileiro foi o jovem russo Sergey Sirotkin. Outra novidade no grid é a volta da Alfa Romeo. A montadora italiana fechou parceria com a Sauber e retornou à principal categoria do automobilismo mundial depois de mais de 30 anos. Já entre os Grandes Prêmios, houve três grandes mudanças. Após uma década, o GP da França retornou para a Fórmula 1 e será disputado na cidade de Le Castellet, no dia 24 de junho. A Alemanha também voltou ao calendário da F1, após um ano de ausência. Por fim, o circuito da Malásia, que estava na categoria desde 1999, foi excluído.

 

*Repercutiu negativamente no mercado, a declaração do pré-candidato a presidente da República Ciro Gomes de quem jamais assinaria a Carta aos Brasileiros. Para quem não sabe, talvez nem o próprio Ciro saiba, que a Carta ao Povo Brasileiro foi divulgada, em 2002, pelo então candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para acalmar o mercado e os empresários brasileiros. À época, o país vivia uma crise econômica marcada pela forte desvalorização do real (crise cambial) e a carta apontava o posicionamento conciliador da candidatura de Lula em 2002. Nela, Lula se comprometia com a estabilidade econômica e prometia, entre outros, não quebrar contratos e a manter o superávit primário. Enfim, era tudo o que o mercado queria e precisava ouvir.

 

*A senadora Kátia Abreu (sem partido -TO) sugeriu, nesta quarta-feira , que o governo do presidente Michel Temer (MDB) crie uma “Bolsa Óleo de Peroba” para “passar na cara” dos membros da gestão. A sugestão de Abreu foi feita para rebater a possibilidade de Temer editar uma Medida Provisória (MP) para modificar o Bolsa Família. O emedebista quer substituir o programa criado no governo do PT pelo ”Bolsa Dignidade”.

 

*O arcebispo dom Walmor se reúne com peregrinos no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, nesta quinta-feira, às 15h, para rezar por todas as mulheres que são vítimas de violência. O momento de preces integra o novenário (nove dias de oração) que prepara os fiéis para celebrarem o Dia da Padroeira de Minas Gerais – 15 de setembro. Desde dezembro do ano passado, todo dia 15 de cada mês, os fiéis se reúnem na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, pequena Igreja que fica no ponto mais alto do Santuário e que é a menor basílica do mundo, para vivenciar momentos de oração, recordando-se de modo especial das pessoas que mais sofrem. Neste mês de março, quando foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, as orações serão dedicadas às muitas mulheres vítimas da violência

 

*Ainda dentro das comemorações do mês da mulher, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, faz palestra sobre o tema “Reflexões sobre o papel feminino, suas lutas e vitórias, na busca da igualdade de gênero”. Será no próximo dia 21 (quarta-feira), às 18h30, no auditório da CCBB, em Brasília. A iniciativa é do Grupo Mulheres do Brasil.

 

 *O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), o Projeto de Lei (PL), que flexibiliza o horário de veiculação do programa de rádio A Voz do Brasil. Pelo texto aprovado, a transmissão integral do programa deverá ocorrer dentro do intervalo das 19 horas às 22 horas de segunda-feira a sexta-feira. A matéria segue para a sanção presidencial.

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.